quinta-feira, 26 de novembro de 2009

isenção...

Nem sei se todos sabem, mas para os deficientes em geral utilizarem os transportes públicos da cidade de São Paulo gratuitamente é necessário que se identifiquem com uma carteirinha especial da prefeitura, constando nome, foto, e essa carteirinha é a garantia que eles tem de que trata-se de uma pessoa que realmente possui algum tipo de deficiência e também é uma forma de controlarem irregularidades, porém para fazer a tal carteirinha é necessário que a pessoa se dedique umas boas horas e dias da vida e tenha muita paciência.

Até agosto desse ano (2009) eu ainda não tinha a minha, não por falta de vontade, mas por não ter conseguido informações que pudessem me ajudar para obter a tal. Somente em maio desse ano que consegui saber como fazia o tal procedimento.
Enquanto não a tinha, precisei discutir com muitos funcionários para poder circular por aí pois não achava justo ter que pagar por causa de não ter a carteirinha especial, não era todo dia que eu tinha como pagar. Sei que existe a regra, mas a Lei é clara: isenção para deficientes. A carteirinha é só uma forma de controlar fraudes, mas eu tenho a certeza absoluta que não estava "fraudando" a Lei.

Quando eu chegava à estação do metrô por exemplo, já explicava para o funcionário do bloqueio(catracas) a situação e mesmo assim precisava discutir, "bater o pé", questionando-os "Me mostra um documento onde tem escrito o tal procedimento?"; "O senhor não consegue ver que estou numa cadeira de rodas?" ; "Vamos falar de ética? O senhor acha ético não permitir a minha entrada sendo que existe uma Lei que permite?"; "Então vamos abrir uma comissão de ética!"; "Se o governo facilitasse já teria a carterinha"; "Não estou sendo criminosa, tenho certeza"... e por aí vai. Algumas vezes eles me barraram mesmo, a sorte que eu sempre que precisava pegar o metrô, iria preparada com um dinheiro reserva, outras vezes abriam a portinha "bufando" e falavam "Hoje eu vou deixar, mas amanhã você esteja com a carteirinha".

Já no ônibus a situação é bem diferente, raramente eles pedem a carteirinha.

No próximo post mostrarei como faz para obter a carteirinha e contarei como foi a saga para obter a minha.

4 comentários:

  1. lembra q a gente ja discutiu sobre esse assunto??? rssss

    ResponderExcluir
  2. sem esta bendita careteirinha vc ja passou por situações comicas pra não dizer tragicas né?
    principalmente no metro [linha verde - CLINICAS]...
    Funcionários despreparados = problemas em dobro

    ResponderExcluir
  3. Isso deveria ser um incentivo pra vc apenas tomar ônibuses! :D

    Hehehehehehe, to brincando :P

    ResponderExcluir
  4. Nossa genteeeem, eu abandonei o coitado do meu blog, se não fosse ele avisando dos comentários passaria mais um tempo abandonado rs...

    respondendo:
    Dani: opa se já, esses assuntos geram infinitas discussões, e ainda se tratando de um futuro jornalista.
    Michel: Nem me fala desses kras da linha verde.
    Henrique: Claaaaaaro, vou ficar rodando de ônibus são paulo inteiro para não ter que pegar metrô rs... :P agora ja tenho a bendita da carteirinha.

    Prometo novo Post.

    Obrigada a todos
    Bjos
    Mi

    ResponderExcluir