Desde que começaram a melhorar as condições de transportes públicos para os deficientes em geral, eles melhoram muito a questão de segurança da pessoa com deficiência e até para as pessoas sem deficiências nas estações de trens, metrôs e até nas plataformas de ônibus.
Digo isso porque hoje há muitos profissionais trabalhando para isso.
Para vocês terem uma idéia, como eu já disse nos posts anteriores, por dia eu preciso utilizar metrô, trem e ônibus.
Quando chego no metrô, no bloqueio (nas catracas) já tem dois seguranças, de farda preta, com colete a prova de balas, tonfa (aquele bastão para render sujeitos indisciplinados) e normalmente eles são altos, fortes, com postura militar, mas são na maioria das vezes simpáticos, e numa conversa e outra acabam mostrando o lado de cidadão com sonhos, tristezas e tudo mais.
Quando desço na estação seguinte já tem uns 3 seguranças me aguardando, saio do vagão, cumprimento-lhes com um "boa tarde" e seguimos em direção a escada rolante que fica do outro lado da plataforma. A sensação que tenho é de uma Pop Star, totalmente escoltada, normalmente vamos em um ritmo rápido, eles andam muito rápido, um dia encontrei uma amiga neste trajeto e nem deu tempo de falar com ela, ela tentou "Oiii... tudo bem... tchau" não tinha como pará-los e nem explicar pra ela que não dava pra parar.
A parte da escada rolante é a mais divertida, 4 seguranças apanhando para desligar a escada e ligar novamente no sentido certo, quantas vezes estamos lá preparados para ligar e descer, e o sujeito vai e liga pra subir, coitado, vira motivo de tiração de sarro pro resto do dia.
Ao chegar na estação de trem, encontro mais seguranças, porém de uma outra empresa, é engraçado que dá pra perceber a diferença da forma de trabalho, são pessoas mais comuns, não possuem uma postura tãooo militar, embora sejam treinados para atuar como, estão lá fazendo a parte deles. São mais divertidos, piadistas, as vezes atrapalhados, mas são pessoas bacanas também.
Nesse post quis mostrar que a cada ano que passa aumentam a quantidade de profissionais zelando pela segurança de todos em todas as estações de trens, metrôs, e ônibus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário